Podologia

Podologia é a ciência que tem como principal foco, o estudo profundo dos nossos pés. Bases do nosso corpo, os pés são pequenas plataformas que nos suportam e se movimentam nos dando a oportunidade de: ir, vir, pular, chutar, correr, saltar, dançar, enfim, de exercer inúmeras atividades que exijam movimento. Com eles entramos em contato com a textura, temperatura e tudo que envolve nossa sensibilidade tátil. Por meio deles, nos conectamos com o mundo. No momento em que pisamos descalços na terra, entramos em contato direto com nossa origem primitiva, interagimos com ela. Ela nos dá nova energia e absorve nossas tensões, nos revigorando. E assim descarregamos influências negativas, que porventura estejam em nosso interior. É um ciclo, como tudo em nossa vida.

Existem áreas especificas para cada tipo de pessoa:
· Podopediatria – que estuda o pé da criança, auxiliando na prevenção de problemas futuros;
· Podogeriatria – auxiliando nos pés de idosos, promovendo prevenção de acidentes;
· Pé de Risco ou Pé de Diabético – auxilia no tratamento de complicações da diabetes;
· Podologia Desportiva – estudo do desgaste dos desportistas.

A Podologia representa um conceito moderno e atualizado em terapia dos pés. Ela já era exercida há muito tempo em países como Argentina, Espanha, Uruguai e França.

Entre os problemas dos pés estão: a unha encravada (onicocriptose) com ou sem infecção; calos dorsais; calos sob as lâminas ungueais (onicofose), que são muito confundidos com unha encravada; micose de unhas (onicomicoses), causadas por fungos; olho de peixe (verruga plantar), causada por vírus; calos com núcleo (causados por espessamento da camada córnea e com o centro compactado de queratina, devido ao atrito e à pressão externa, o calo é uma resposta à agressão sofrida pela pele) e a hiperqueratose (calosidade), que em 90% dos casos também é o espessamento da camada córnea devido ao atrito, e outras patologias.

Para prevenir esses problemas, o podólogo realiza o corte correto das unhas, lixamento, limpeza do eponíqueo (cutículas), retirada dos calos e calosidades, hidratação e massagem nos pés. Nesses casos, os tratamentos são a retirada dos núcleos dos calos, cauterização das verrugas, a retirada dos excessos de calosidades, o tratamento correto para corrigir unhas encravadas, desencravar unhas com infecção, fazer limpeza e curativos, e substituir total ou parcialmente unhas traumatizadas por micoses ou outros problemas.

O podólogo é um profissional que atua na área da saúde e sua formação lhe dá capacidade para tratar de casos em diferentes níveis de patologias

No Centro Zen, o serviço de podologia é realizado por profissionais especializados, em ambiente tranquilo e climatizado, com uso de instrumentos esterilizados visando a sua segurança e bem estar.

Confira abaixo todas as possibilidades de tratamentos disponíveis.

TRATAMENTO BÁSICO
Corte de unha com desencravamento simples, tratamento de calos, calosidade e massagem relaxante com cremes.
Dura em média 40min.

TRATAMENTO VIP
Corte de unha com desencravamento simples, tratamento de calos, calosidade, massagem relaxante e reflexologia (shiatsu dos pés) e hidratação com vapor de ozônio.
Dura em média 60 min.

ORTESE
Correção de unha encravada ou atrofiada com fibra de memória molecular.
Tratamento médio: 6 aplicações.
Dura em média 15min.

UNHA ENCRAVADA
Tratamento no dedo com inflamação ou infecção, com direito a 3 curativos e 1 tratamento básico.
Dura em média 60 min.

HIDRATAÇÃO
Massagem com creme, esfoliação da área plantar e hidratação com vapor de ozônio.
Dura em média 30 min..

TERAPIAS
Reflexologia – massagem nos pontos reflexos da área plantar (shiatsu nos pés), inclui hidratação com cremes e vapor de ozônio. Duração de 30min ou 40min

CALOS E CALOSIDADE
Feito com todo cuidado para evitar ferimentos, por meio de um processo com bisturi até que ele deixe de incomodar e elimine a fonte de pressão que dá origem aos calos e calosidades.
Dura em média 30 min..

CAUTERIZAÇÃO
A cauterização plantar é feita quando a unha encravada forma um granuloma, ou seja, quando essa unha sofre uma complicação, formando uma carne esponjosa. Nesse caso, o mais indicado é queimá-lo utilizando aparelhos de laser ou de alta frequência. Há também outras situações em que a cauterização é utilizada, como na remoção de uma verruga plantar.
Dura em média 30 min..

CURATIVO
Consiste na limpeza e na aplicação de coberturas com a finalidade de: Isolar a lesão ou solução de continuidade, prevenindo dos riscos de contaminação exógena, ou seja do ambiente externo.
Dura em média 30 min.

O serviço de Podologia funciona de segunda a sexta das 08:00 as 19:00.

Serviços

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Clio.