Manicure

Quando e onde surgiu a arte de embelezar unhas?

As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3.000 a.C. Consta ainda que os chineses preferissem cores metálicas como prateado, bronze e dourado, e apenas nobres e altos funcionários do palácio teriam permissão para decorar as unhas. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., as cores do “esmalte” estavam relacionadas com a posição social do indivíduo, homem ou mulher. Apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha. Essas cores reais, no entanto, mudariam, mais tarde, para vermelho ou preto. Por volta do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tinturas de hena. Na sociedade egípcia, as distinções entre as classes também eram muito marcadas: no topo do poder, estavam os faraós e rainhas, que governavam o país. No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir suas unhas. Contrariar esse privilégio da rainha implicava punição severa e, às vezes, até a morte.

De lá para cá, muita coisa mudou. Dos primeiros esmaltes feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina, hoje tem-se uma variação de tinta usada em pintura de carros. E essa moda das unhas esmaltadas avançou e foi popularizada pelo maquiador de celebridades France Michelle Menards, na década de 20, século XX.

Atualmente são enormes as opções de esmaltes disponíveis no mercado: cintilantes, leitosos, transparentes, com glitter, perolados, etc. Os instrumentos e materiais para cuidar das unhas evoluíram também, facilitando e agilizando o trabalho das manicures. A variedade de cores e marcas é muito grande!

A pele, as unhas e suas características

A pele das mãos é bastante sensível. Ela resseca com facilidade por estar sempre exposta ao sol e ao vento e, também, porque sempre está sendo lavada, o que diminui sua oleosidade natural.

Uma alimentação rica em fibras também é importante para a pele. Recomenda-se o consumo diário de quatro a cinco porções de fibras, que estão presentes em alimentos como frutas, frutos, verduras e grãos.

Um fato que poucos conhecem é que as unhas também se beneficiam de uma boa hidratação. Ao beber água, na quantidade correta por dia, as unhas irão ganhar brilho, ficarão mais fortes e podem evitar doenças.

Pensando em você e no tratamento e embelezamento de suas unhas o Centro Zen conta com profissional capacitada, ambiente relaxante, climatizado e com todo o material esterilizado para garantir a sua segurança e conforto.

Venha nos fazer uma visita.
O serviço de manicure funciona de segunda a sexta das 09:00 as 18:30.

Serviços

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Clio.